MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

A taça do mundo é nossa

Lucas Magioli

Muitos acreditam que o fatídico resultado de 7 a 1, no jogo entre Brasil e Alemanha, na Copa do Brasil, em 2014, não se compara ao drama vivido pelos brasileiros quando a seleção canarinho perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai, no Maracanã: o famoso Maracanaço.

1524942_full-lnd

Garrincha em ação contra a URSS. Copa do Mundo de 1958.

Foram oito anos amargando a derrota para a seleção Celeste até a seleção brasileira levantar, enfim, a tão sonhada taça ‘Jules Rimet’, em 1958, na Suécia. A equipe liderada por Garrincha, o gênio das pernas tortas, e Pelé, ainda jovem com 17 anos, consolidou o futebol arte do Brasil e apresentou o rei do futebol ao mundo.

brasilia-menina-dos-olhos-jk-1

Juscelino Kubitschek sendo recebido em Brasilia, 1961.

Sem garantia de que o título da Copa do Mundo viria duas edições depois do Maracanaço, a segunda metade da década de 1950 já poderia ser considerada próspera para os brasileiros por si só. O governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) definiu o ‘Plano de Metas’ sustentado na campanha desenvolvimentista: ‘50 anos em 5’.  Tal campanha foi fortemente ligada ao desenvolvimento econômico, sobretudo baseado nas modernizações de infraestruturas (transportes, comunicação e energia) e de abertura para o capital estrangeiro, sobretudo com a chegada das empresas automotivas. Por fim, a construção de Brasília, nova capital do País, gerou mão de obra em massa fortalecendo a expectativa de novos rumos para os brasileiros, pelo menos para aquele momento.

A cultura nacional ganhava corpo. Movimentos artísticos como o Cinema Novo, com destaque ao cineasta Glauber Rocha, e a Bossa Nova, liderada pelos percussores Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, davam ritmo ao novo sentimento nacionalista.

Avenida Independência

Avenida Independência em construção, anos 50/60.

Em Piracicaba, interior de São Paulo, o cenário desenvolvimentista não era diferente. Impulsionada pelos mandatos do prefeito Luciano Guidotti (1956-1959 e 1964-1968), a cidade iniciou grandes reformas urbanas, como a construção das avenidas Independência e Armando Sales de Oliveira, após a finalização da canalização do córrego do Itapeva, além da remodelação da praça José Bonifácio.

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), por sua vez, comemorava 25 anos da sua fundação, já consolidada no município. A entidade atendia os seus associados na antiga sede da rua XV de Novembro, atrás do pequeno terminal, enquanto Lineu Siqueira assumia a presidência após o mandato de Eduardo Fernandes Filho. Atenta aos interesses do

Sede da ACIPI em 1958

Sede da Acipi em 1958

empresariado e da população, a Acipi aderiu à campanha do Diário de Piracicaba para que a cidade fosse equipada pelo Corpo de Bombeiros. O movimento ganhou força após o incêndio que destruiu um armazém na avenida Armando Sales de Oliveira.

Foi nesse cenário que a seleção brasileira conquistou o primeiro título mundial. Garrincha e Pelé tiveram a primeira oportunidade de jogar juntos e levar a seleção para o título em jogo contra a URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas), vencido por 2 a 0. Nos jogos finais, a seleção, que ainda contava com outros craques como Gilmar, Djalma Santos e Nilton Santos, goleou a França e a própria anfitriã, Suécia, pelo mesmo placar de 5 a 2.

x2000-100386-_20001019.jpg.pagespeed.ic.3MHqRHRYp0

Pelé em encontro com o presidente JK, 1958.

Pelo menos por um momento, o fantasma uruguaio de 1950 parecia ter sido espantado e os brasileiros, embalados pela música ‘A taça do mundo é nossa’, autoria de Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, receberam os campeões em grande festa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em junho 6, 2018 por .
%d blogueiros gostam disto: