MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Clube de Campo de Piracicaba

Lucas Magioli

O Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba realizou, nos últimos dias, mais um tombamento na cidade: o palacete ‘Rodolpho de Lara Campos’, conhecido ‘Casarão do Clube de Campo’.

Reportagem do Jornal de Piracicaba, 10 de abril de 1955

Reportagem do Jornal de Piracicaba, 10 de abril de 1955

O edifício tombado foi construído no fim do século XIX e pertenceu à família Campos até o início dos anos 1950. Naquele tempo, um grupo de piracicabanos planejava criar um ambiente familiar e recreativo, onde pudessem se reunir para momentos de lazer.

Após o falecimento do conde Lara Campos, a chácara ficou disponível para venda. Essa foi a oportunidade que o grupo de idealizadores, formado por Carlos Dias Correa Filho, Osmar Almeida Prado, Gustavo Adolfo Franco Bueno, Virgílio Lopes Fagundes e Laymert Garcia dos Santos Neto – que naquele tempo ocupava o cargo de presidente da ACIPI (1951 a 1953), aproveitaram para construir em torno do palacete um clube social e recreativo, com infraestrutura e serviços voltado ao esporte, cultura e lazer.

A propriedade do conde tinha oito mil hectares, área mais do que suficiente para a construção do clube. O valor da aquisição somava cinco milhões de cruzeiros – valor considerado superior ao que os idealizadores poderiam investir.

Mesmo assim, acreditando que a compra da chácara seria a melhor opção para a criação do clube, os envolvidos desenvolveram uma estratégia de compra. Para angariar recursos, eles decidiram negociar cem cotas para 96 selecionados investidores piracicabanos. Assim, a propriedade foi adquirida e dividida em duas partes: a primeira, que incluía o casarão, foi destinada à construção do clube. Já a segunda foi dividida entre os investidores em lotes iguais. A divisão da área ajudou o desenvolvimento do bairro São Dimas e um novo núcleo de casas surgiu na área – entre o clube e o Lar dos Velhinhos.

clube-de-campo

Acervo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)

Os esportes promovidos inicialmente no CCP (Clube de Campo de Piracicaba), como natação e tênis de campo, já indicavam que a elite piracicabana seria frequentadora do local. Esportes mais populares, como o futebol, por exemplo, foram agregados ao longo da história.

A inauguração do Clube de Campo de Piracicaba aconteceu no dia 8 de agosto de 1954. A solenidade oficial ocorreu apenas em abril de 1955 e contou com a presença de grandes personalidades da cidade, os investidores individuais e as próprias empresas que apoiaram o empreendimento, como a Dedini S.A., Codistil, Cia Sucrerie, Cia Boyes, Irmãos Ometto, entre outras. O então prefeito, Samuel de Castro Neves – responsável também por redigir o primeiro estatuto do clube, também estava presente:

“Agradecendo a valiosa dádiva à Piracicaba, orou o dr. Samuel de Castro Neves, que analisou, sob ponto de vista médico, a importância do clube de campo, do esporte, do recreio, do repouso que se pode desfrutar, e as benesses espalhadas, a quanto façam do repouso semanal, uma pausa necessária a luta cada vez mais penosa da vida moderna”, destacou o Jornal de Piracicaba na reportagem sobre a inauguração do clube.

Durante os mais de 50 anos de história, outras personalidades também somaram ao desenvolvimento do clube, bem como para o progresso da ACIPI, destaque para os ex-presidentes: Fued Helou Kraide e Lineu Siqueira.

______________

Acervo Jornal de Piracicaba

Acervo IHGP (Instituto Histórico e Geografico de Piracicaba)

Clube de Campo de Piracicaba – Meio século de vida social e esportiva (Pedro Caldari, 2004)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em dezembro 19, 2016 por .
%d blogueiros gostam disto: