MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Atlante – Balas e caramelos

Lucas Magioli

Por muito tempo, quem passava pela rua Governador Pedro de Toledo, em Piracicaba, notava a presença da fábrica de balas, bombons e caramelos: Atlante. A notoriedade não era apenas pela localização atrativa, próxima ao Mercado Municipal, mas, especialmente, pelo cheiro que a produção dos doces exalava.

A Atlante foi fundada pelo imigrante italiano José Petrin, que, desde muito cedo, tinha uma relação com a produção de balas. No começo do século XX, com apenas oito anos, Petrin tornou-se funcionário de uma fábrica de balas na cidade de São Paulo. Aos 17, já experiente, conseguiu chegar ao cargo de gerente em outra empresa, ainda na capital.

Na década de 1920, Petrin fundou a sua primeira empresa em São Paulo: a casa de balas Americana. Pouco mais de dez anos depois, o empreendedor enxergou uma boa possibilidade de desenvolvimento e instalou a empresa em Piracicaba. A partir dos anos 1940, a proximidade da fabricação de balas em uma região rica em produção de açúcar facilitou a evolução da marca. Assim, surgiu a Atlante, em 1931.

atlante-frota-fnm-1946

Em 1946, a distribuição dos produtos Atlante já era realizado por frota própria de caminhões.

Em 1946, a fabrica já passava por processos tecnológicos. Máquinas de ponta chegavam para substituir a produção manual. Naquele momento, a empresa produzia cerca de três toneladas de balas por dia. Os equipamentos, como dizia uma matéria especial no Diário de Piracicaba sobre a empresa em 1959, apontava as vantagens que a empresa possuia na produção: “(…) uma verdadeira legião estrangeira a seu serviço, pois ali operam máquinas de procedência alemã, italiana, suíça, inglesa, sueca e etc.”

homenagem

Matéria do Diário de Piracicaba sobre a fábrica Atlante, 1959.

Naquele período, a fábrica já era uma empresa consolidada e possuía uma vasta linha de produtos: mais de 75 opções disponíveis no mercado. As balas de caramelo sempre foram o carro chefe. Mas, ainda assim, Petrin ampliou a linha de produtos, incluindo bombons e balas recheadas com licor e rum, além das famosas balas com figurinhas, que fizeram sucesso entre muitas gerações.

A partir de 1970, a Atlante se aventurou em um novo mercado de balas e pastilhas para fins farmacêuticos. Atualmente, a empresa está localizada no distrito industrial Uninorte, ainda em Piracicaba.

____________________

Acervo Atlante Balas e Caramelos (www.atlantebalas.com.br) 

Acervo Diário de Piracicaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em dezembro 5, 2016 por .
%d blogueiros gostam disto: