MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

ACIPI, 83 anos e a conquista da sede própria

Lucas Magioli

“O sonho se realiza, quando investimos nele” (Diretoria da Acipi, 1999)

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) completa, neste 9 de julho – também marcado pela Revolução Constitucionalista, 83 anos de fundação. São anos lembrados por lutas e conquistas para a classe empreendedora piracicabana, que muito contribui para o desenvolvimento do município.

Durante a trajetória, muitos desafios foram superados. Mas uma conquista em especial marcou e gerou grandes esforços por parte da diretoria e associados, levando bastante tempo para se tornar realidade: a construção da sede própria.

Sede da Acipi na rua Governador Pedro de Toledo, anos 90.

Ao longo dos anos, a Acipi passou por diversas sedes temporárias, assim como na inauguração, quando esteve alocada por um período no antigo Teatro Santo Estevam e, mais tarde, quando a sede foi transferida para o prédio da Sociedade Beneficente Sírio Libanesa. Ao todo, foram cinco sedes improvisadas até a inauguração da sede própria na rua do Rosário, em 1991. Dos 58 anos que a Acipi levou para conquistar seu próprio espaço, ocorreram diversas tentativas frustradas.

Na gestão do ex-presidente da Acipi José Macluf (1973 a 1977), o sonho chegou próximo a se tornar realidade. Aconteceu até o lançamento da pedra fundamental, inclusive com a presença do ex-prefeito Municipal João Herrmann Netto e a visita ao projeto pelo ex-presidente da ACSP, Paulo Maluf, em 1977. Naquele momento, a Acipi sonhava com um prédio de 15 andares, shopping integrado e que fosse alocado no antigo estádio do E. C. XV de Piracicaba, o estádio “Roberto Gomes Pedrosa”.

A construção da sede própria somente tornou-se possível a partir da década de 1980, na gestão do ex-presidente que por mais tempo esteve a frente da Acipi: o empresário Telmo Otero (1977 a 1991). O crescimento da entidade, reflexo também da evolução industrial da cidade a partir do final dos anos 1970, estava sufocando a funcionalidade daquela sede provisória e, assim, não atendiam às demandas dos associados na época – em 1973, a Caterpillar, maior multinacional instalada em Piracicaba, se associou à Acipi e, em 1974, a associação oferecia os seus próprios treinamentos, como o de taquigrafia, além das parcerias com instituições de ensino para cursos de capacitação.

Por fim, em 1985, ainda com Telmo Otero como presidente, a Acipi iniciou as obras da sede própria no terreno da Rosário, adquirido pela entidade nos anos 60.digitalizar0001 O Jornal da Acipi de dezembro de 1984 destacou a matéria: “1985 – o ano da sede própria”. O projeto foi planejado com 2.536 m² pelo arquiteto piracicabano Egídio Simoni, que em declaração ao Jornal, deu detalhes da construção completamente otimizada para as necessidades da Acipi:

– A criação de circulações independentes, que permitem: o uso múltiplo das dependências do prédio – inclusive o uso do anfiteatro sem interferência com as áreas administrativas; uma circulação exclusiva para funcionários.

– A superposição de blocos hidráulicos visando o barateamento da construção.

– Modulação: o corpo central do prédio, tendo sido modulado de 1,20 x 1,20m., resultou em dimensões que viabilizam a utilização da proteção no processo construtivo da estrutura. A principal vantagem da laje protendida sobre a laje armada, nesse caso, é a eliminação das vigas, possibilitando a maior maleabilidade possível para o uso do espaço onde não serão programadas paredes de divisão e sim divisórias móveis, com total liberdade na distribuição do layout. Esse processo permite ainda uma redução na altura total do prédio e maior rapidez em termos construtivo.

Sede da Acipi, 2016.

Em 1994, o então presidente Oswaldo Palma transferiu definitivamente as instalação da Acipi para o prédio atual, que carrega o nome “Telmo Otero”. Até aquele momento, a associação atendia, desde o início dos anos 1970, na rua Governador Pedro de Toledo, 584. Em abril de 1999, a Acipi, sobre a presidencia do Paulo Checoli, dá como finalizada a construção da sede após a entrega do anfiteatro “Antonio Perecin”. De lá para cá, aconteceram várias mudanças. A maior transformação, ocorreu na construção do prédio anexo “Salim Phellipe Maluf”, inaugurado em 2009, que permitiu a ampliação da sede para 3.653 m² e, atualmente, serve como instalação da Sicoob Cocred (Cooperativa de Crédito), Escola de Negócios Acipi e a plenária da diretoria da entidade. Essa ampliação permitiu também que a Acipi cria-se novos espaços, como o próprio Memorial do Empreendedorismo que está instalado na antiga sala da diretoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em julho 8, 2016 por .
%d blogueiros gostam disto: