MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Semana de Museus

Memorial do Empreendedorismo da Acipi tem programação voltada à discussão da sustentabilidade

Pelo terceiro ano consecutivo, entidade participa de evento organizado pelo Ibram, órgão ligado ao Ministério da Cultura

_BOL3699

Entre os dias 18 e 22 de maio, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), órgão ligado ao Ministério da Cultura, realiza a Semana de Museus. O evento de abrangência nacional contará com a participação de 1.378 instituições culturais e a realização de 4.500 atividades gratuitas. Segundo organizadores, a Semana – que está em sua décima terceira edição – é a maior ação em âmbito mundial, que celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi integra a ação. No ano passado, mais de 260 pessoas compareceram ao espaço para as atividades. Para este ano, uma programação especial foi preparada para o período, com o apoio do CJE (Conselho do Jovem Empresário) e da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba.

Para abrir a Semana, no dia 18, às 19h30, acontece o 3º Prêmio Sustentart. A iniciativa, que tem a intenção de despertar a criatividade, a responsabilidade social e o senso empreendedor, irá premiar projetos de escolas e alunos elaborados com materiais de reuso.

No dia 21 de maio, a partir das 9h, acontece a abertura da exposição Sustentart, que reunirá os melhores projetos inscritos na premiação, no ano de 2015. A mostra, que se inicia durante a Semana, seguirá aberta até o dia 26 de junho e pode ser visitada, mediante agendamento, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h.

Para encerrar a programação, a professora Silvia Stuchi Cruz ministra a palestra: “Mobilidade urbana e sustentabilidade: soluções criativas”, às 9h30. 

MUSEUS E SUSTENTABILIDADE – A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea. Por esse motivo, a Semana deste ano recebeu o tema: “Museus para uma sociedade sustentável”. A proposta é enfatizar o importante papel desses espaços no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

No encontro dessa discussão, Silvia, que também é gestora ambiental, debate a necessidade de se pensar em formas mais colaborativas e apresenta perspectivas para a sensibilização e mobilização de para as causas relacionadas à sustentabilidade em sua palestra: “Mobilidade urbana e sustentabilidade: soluções criativas”.

Segundo a idealizadora da Rede corridaamiga e secretária executiva da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), a questão da mobilidade urbana vem ganhando destaque nas discussões sobre planejamento urbano, no Brasil, ao longo dos últimos anos. “Aumentou-se o grau de urbanização, elevou-se o número da população e, sobretudo, houve aumento significativo no número de veículos automotores nas ruas dos grandes centros urbanos. Por conta dos congestionamentos, o tempo gasto nos deslocamentos também acompanhou esse aumento. O transporte público, embora tenha melhorado com medidas, como o corredor de ônibus, ainda está muito aquém de ser considerado um serviço público universal e de qualidade. Perdemos tempo, saúde e dinheiro com um sistema voltado ao transporte individual. Ao se perder mais tempo nos deslocamentos diários, diminui-se o tempo dedicado a práticas esportivas e de lazer, prejudicando a saúde e o bem-estar das pessoas”, defende Silvia.

Em sua explanação, a palestrante discutirá a mobilidade urbana e principais problemas enfrentados pelas cidades. Também, demonstrará soluções possíveis para uma cidade mais sustentável no que tange à questão. Além disso, apresentará o case da corridaamiga, que conta com a participação de grande número de pessoas mobilizadas em prol dessa causa.

MEMORIAL – Criativo e repleto de recursos tecnológicos, o Memorial mantém viva a história de Piracicaba e permite que os observadores interajam com os conteúdos expostos em seu interior. Fotos, artigos, anúncios, linha do tempo, piso interativo, objetos de época e pinturas fazem parte do espaço, que pode ser visitado mediante agendamento.

SERVIÇO – O Memorial de Empreendedorismo da Acipi fica no segundo andar da entidade – localizada à rua do Rosário, 700, Centro. Para saber mais sobre a programação ou se inscrever nas atividades da 13a. Semana de Museus, interessados podem ligar para: 3417-1766, ramal 736, ou enviar um e-mail para: memorial@acipi.com.br

Acompanhe o Memorial do Empreendedorismo pelas mídias sociais: facebook.com/memorialacipi e memorialacipi.wordpress.com

Anúncios

3 comentários em “Semana de Museus

  1. Fernando Antonio Masagão Pecorari
    maio 22, 2015

    muito interessante o memorirail e agradeço pelo empreendimento

    • Fernando Antonio Masagão Pecorari
      maio 22, 2015

      GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MEMORIAL, LI O LIVRO SOBRE OS 80 anos da acipi, um grande abraços a todos.

      • acipimemorial
        maio 25, 2015

        Olá, Fernando.

        Entre em contato conosco para agendarmos uma visita no espaço: 19 3417-1766, ramal 736. =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em maio 6, 2015 por .
%d blogueiros gostam disto: