MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Caterpillar (parte I)

Lucas Magioli
Historiador

Muitas empresas, ao longo do tempo, se tornam sinônimo de determinados produtos. Assim acontece com a Caterpillar. A empresa é referência em maquinários para produção agrícola e extração de minério desde 1925. Porém, a sua história tem início muito tempo antes.

Em 1863, na Califórnia, Charles Holt, criou uma empresa especializada na importação de produtos da madeireira da família, a C.H. Holt & Company. Pouco tempo depois, esse empreendimento se transformou em uma sociedade familiar e os irmãos de Charles, William, Frank e Benjamin, fundaram a Holt Brothers. 

Depois, em 1871, Daniel Best, um ex-explorador do oeste norte-americano, inaugurou uma empresa com o conceito de simplificar o serviço agrícola com fabricação de maquinas, que pudessem ser adquiridas por pequenos fazendeiros: a C.L. Best. Portanto, tinhamos, nas empresas Holt e Best, a gênese da Caterpillar.

As empresas se desenvolveram simetricamente no fim do século XIX. Ao mesmo tempo lançaram no mercado maquinários modernos e que atendiam a necessidade do setor agrícola local: ceifadeiras e máquinas colhedoras de grãos lideravam as vendas das marcas.

Em 1908, Dan Best vendeu a sua empresa para os irmãos Holt. Nesse período, tanto as linhas de produtos Best quanto Holt avançaram no quesito tecnologia motora e usavam maquinas à gás, logo após já terem sidos testados os motores à vapor, desde 1906.

IMG_20150417_132940551

Na região de Stockton, na Califórnia, o solo era considerado ‘profundo e repleto de turfa’. Para atender as imperfeições do terreno, a empresa Holt decide substituir as rodas das máquinas por esteiras, o que já não era novidade para o setor na época. Porém, naquele momento, surgia a primeira linha de produtos Caterpillar, que além de atender as necessidades do setor, foi bastante utilizada no transporte de madeira. Entre 1914 e 1918 houve uma grande transformação no produtos Caterpillar: a Holt transportou, aproximadamente, dez mil tratores para os confrontos com os países do Eixo, durante a Primeira Grande Guerra Mundial. De acordo com o registro, Ernest Swinton, considerado o criador do tanque de combate, as máquinas Caterpillar foram inspiração para elaborar o projeto. Por esses motivos, a marca se tornou mundialmente conhecida e uma nova empresa foi consolidada em 1925, a Caterpillar Tractor Co.

Em 1955, a Caterpillar monta a sua primeira filial no Brasil…

Quer saber a continuação dessa história? Fique ligado no Blog do Memorial do Empreendedorismo.

Fonte: As informações são do livro: “Caterpillar – 75 anos de progresso“, 2000. Você pode conferir esse material consultando o acervo do Memorial da ACIPI em uma visita monitorada. Agende: 3417-1766, ramal 736, ou memorial@acipi.com.br

Curta também a nossa página no Facebook: www.facebook.com/memorialacipi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em abril 17, 2015 por .
%d blogueiros gostam disto: