MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

O cenário econômico de Piracicaba em 1958

Lucas Magioli
Historiador

O Memorial do Empreendedorismo da Acipi preserva documentos importantes da trajetória da Associação, além da história do comércio e da indústria local. Ao longo dos anos, a Acipi realizou diversas publicações com o objetivo de informar e instruir o empresariado no que diz respeito às condições da economia piracicabana e nacional.

Em 1958, quando a Aciapi (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Piracicaba) – depois que a categoria dos agricultores foi excluída do quadro associativo da entidade, em 1967, a entidade passou a se chamar Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) –, completava o Jubileu de Prata, a entidade se manisfestou a favor de marcar as conquistas que, atualmente, rende bons registros no acervo da entidade.

Um desses materiais é a antologia: “Polianteia Comemorativa do Jubileu de Prata da Fundação”. Nesse documento, diversas personalidades homenagearam a entidade e parabenizaram o bom momento pelo qual passava a economia piracicabana: Esmeraldo Muller, Laymert Garcia dos Santos Neto, Losso Neto e, inclusive, o próprio comerciante e presidente da Associação daquele período, Lineu Siqueira, foram alguns dos articuladores.

11 - Presidentes ACIPI - 1920x108010

Lineu Siqueira, 11º presidente da Acipi (1957 a 1959). Acervo Memorial do Empreendedorismo

Siqueira escolheu o tema: “Comércio Piracicabano: suas bases e perspectivas”. De acordo com o comerciante e ex-presidente da Acipi, o comércio do município estava, no final dos anos 1950, em um momento de “excepcional posição de estabilidade”, fruto do equilíbrio econômico financeiro adquirido pelos empresários locais:

“[…] confirmando a posição de destaque de nosso comercio, não somente no que concerne à sua estabilidade, como também, no que diz respeito a sua expansão. Ao lado de um comércio varejista excepcional, que vem preenchendo plenamente as necessidades do consumo, contamos também com estabelecimentos atacadistas que, pelo seu conceito e importância, se igualam às maiores firmas da Capital. Neste particular devemos realçar aqui o fato de que as cidades e povoados de extensa região em torno de Piracicaba se abastecem no comércio atacadista local”, descreve Siqueira.

Fato é que as impressões de Siqueira retratavam o cenário econômico favorável na cidade, influenciado pela política de desenvolvimento do ex-presidente da República, Juscelino Kubistchek, e pelo ex-prefeito de Piracicaba, Luciano Guidotti:

“Guidotti foi comerciante na cidade, tornou-se prefeito e foi consagrado na carreira pública como um dos principais modernistas de Piracicaba, durante os governos de 1956 a 1959 e de 1964 a 1968. No setor público, por exemplo, o comendador foi responsável por finalizar uma das grandes obras de saneamento da cidade, a canalização do córrego do Itapeva e construir sobre o extinto córrego a principal avenida do município, a Armando Salles de Oliveira”.

Vista da cidade anos 60

Vista área da cidade de Piracicaba, anos 60. Acervo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)

Luciano Guidotti faleceu em 1968, no mesmo dia em que a Acipi comemorou 35 anos de atividades (clique aqui e confira o post do Memorial da Acipi sobre esse fato).

Siqueira foi o 11º presidente da história da Acipi, entre 1957 e 1959. O seu mandato, além do início dos serviços do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) pela entidade, foi marcado pelo aumento no número de empresas associadas. Naquele período, conforme também está retratado na antologia, a Acipi possuía 431 empresas filiadas. Atualmente, somam mais de 4.300 empresas ligadas a Associação.

Faça uma visita monitorada ao Memorial do Empreendedorismo da Acipi e leia a antologia de 1958 na íntegra.

Curta nossa página no Facebook: www.fb.com/memorialacipi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em fevereiro 24, 2015 por .
%d blogueiros gostam disto: