MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Grupo Dedini marcou o desenvolvimento do país

11

Indústria Dedini, anos 50. Acervo: Dedini S/A

Lucas Magioli
Historiador

Para muitos, a indústria Dedini foi a principal empresa legitimamente piracicabana que, de fato, promoveu o setor sucroalcooleiro no Brasil. A história da empresa começou em 1920, com os irmãos Armando e Mario Dedini, em uma pequena oficina de ferraria e carpintaria. Aos poucos, a oficina prestava serviços às grandes usinas de açúcar da cidade e região e, assim, iniciou-se uma especialização do trabalho em manutenção de equipamentos e maquinários voltados ao setor agrícola.

Na década de 1940, Mario Dedini fundou a Codistil – Construtora de Destilarias Dedini S/A. Esse fato gerou ainda mais resultados positivos, tornando a Dedini altamente suficiente e preparada para construir usinas de açúcar completas, com “igual e melhor performance que os equipamentos antigamente importados do exterior”, conforme relata o Jornal de Piracicaba, no diário especial de aniversário da cidade, em 1º de agosto de 1971.

04

Montagem das moendas Dedini, anos 50. Acervo: Dedini S/A

Sem limites para o desenvolvimento, as empresas Dedini se envolviam em grandes projetos além do setor sucroalcooleiro. A indústria esteve presente, por exemplo, na construção da Ponte Rio-Niterói, que na época, para muitos, era considerada a “maior obra da engenharia nacional”, novamente de acordo com o JP, no dia 18 de outubro de 1970: Piracicaba, através do Grupo Dedini, que já havia contribuído para a construção da nossa bela Capital, Brasília, com centenas de toneladas de ferro para construção; que forneceu e está fornecendo material para o maior conjunto hidrelétrico da América Latina – Jupiá Urubupungá, agora está presente na maior obra da engenharia brasileira, a Ponte Rio-Niterói, sobre o qual publicamos esta reportagem, para que nossos leitores possam se orgulhar do novo Brasil, que ousa e realiza, que busca decisivamente seu lugar entre as maiores nações do mundo”.

A ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e possui mais de 13 km de extensão, atravessando a baía de Guanabara, que liga a cidade do Rio de Janeiro a Niterói.

Conheça detalhes sobre o Grupo Dedini e outras grandes empresas piracicabanas visitando o Memorial do Empreendedorismo da Acipi.

Para visitas monitoradas, é necessário agendar: http://goo.gl/jTTACb

__________________

Acervo do Jornal de Piracicaba – 18/10/1970 e 01/08/171

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em novembro 26, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: