MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Piracicaba, 247 anos

Lucas Magioli
Historiador
2 - Antonio Corrêa Barbosa Museu Prudente de Moraes

O Povoador, Cap. Antônio Correa Barbosa. Obra: Archimedes Dutra, 1967 óleo sobre a tela. Coleção M.H.P Prudente de Moraes

A cidade de Piracicaba completou na sexta-feira, 1º de agosto, 247 anos. Fundada em 1767 pelo primeiro grande empreendedor que habitou por essas terras, o cap. Antônio Corrêa Barbosa, a cidade evoluiu e se tornou grande referência comercial e industrial ao longo dos anos. 

Em 1766, Antônio Corrêa Barbosa foi nomeado diretor povoador de uma nova povoação nos sertões do Piracicaba. Em 1º de agosto de 1767, ele chegou com a sua gente para cumprir as ordens do capitão general de São Paulo: habitar às margens do rio Piracicaba, um pouco abaixo ao salto, uma nova povoação.

Com o fim da guerra na fronteira e a queda do forte de Iguatemi, a Povoação teve que mudar-se de local para se desenvolver, buscando a fronteira agrícola que chegava de Itu. Assim, em 1784, Corrêa Barbosa teve permissão para mudar a povoação do lado direito do rio para o lado esquerdo. A integração na fronteira agrícola do Oeste Paulista foi marcada pela economia escravista e mercantil. Grandes proprietários vieram se estabelecer em Piracicaba e montaram engenhos de açúcar, cuja produção não tardou a buscar os caminhos da exportação.

Logo quando se instalou à beira do rio Piracicaba, o então capitão povoador inaugurou uma fábrica de canoas, usando para fabricação a madeira das árvores tamboril que ali, em torno do rio, haviam.

Depois de Corrêa Barbosa, surgiram tantos outros grandes empreendedores, como: Luís de Queiroz, Barão de Rezende, Barão de Serra Negra, Prudente de Moraes, dr. Paulo de Moraes, Luciano Guidotti, Mario Dedini e muito mais. Visite o Memorial do Empreendedorismo, conheça um pouco mais da história da cidade e de todos esses grandes personagens.

Informações para visitas, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em agosto 4, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: