MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Família Krahenbuhl

Lucas Magioli
Historiador

No Memorial do Empreendedorismo da ACIPI são relembradas as histórias e feitos de vários empreendedores, que contribuíram, de forma direta, para o progresso e o desenvolvimento econômico da cidade. Saiba como agendar uma visita para conhecer o espaço, clicando aqui.

Este post apresenta, sintetizadamente, a história de uma das empresas, ainda em atividade, mais antigas da nossa região, a indústria Krahenbuhl. Uma edição especial para o centenário da empresa foi lançado no Jornal de Piracicaba, em 1970. Confira as principais informações levantadas pelo diário:

Foto 1

Carroça Krahenbuhl, utilizada pela Fábrica de Tecidos Arethusina, s.d. Acervo: Krahenbuhl S/A

No ano de 1862, em Santos, o imigrante suíço Peter, ou abrasileirado Pedro Krahenbuhl, esposa e filhos desembarcavam em busca de melhores condições de vida, em terras novas. Sendo assim, como milhares de imigrantes que chegaram ao país, especialmente na segunda metade do século XIX, os Krahenbuhl partiram para o interior de São Paulo e instalaram-se em Piracicaba.

Pouco tempo depois da família Krahenbuhl chegar a Piracicaba, Pedro Krahenbuhl, com a ajuda dos dois filhos mais velhos, João e Frederico, constrói, ainda que pequena, uma oficina mecânica para oferecer manutenção a carroças e charretes, à beira do córrego do Itapeva – atual avenida Armando Salles de Oliveira, em 1870. Naquela oficina, ao lado, também foi criado um comércio de ferragens. Aos poucos a empresa foi crescendo e a demanda aumentando.

Foto3

Funcionários da Fábrica Krahenbuhl, s.d. Acervo: Krahenbuhl S/A

Em meio a evolução da oficina para fábrica, uma fatalidade marcou para sempre o rumo que a empresa tomaria ao longo de quase um século e meio de atividades. Em 1887, quando a empresa já havia começado a fabricação de veículos de tração a animal, o empresário Pedro Krahenbuhl faleceu. Aos 63 anos, Pedro deixou a empresa nas mãos dos seus filhos, João e Frederico. Os dois irmãos elevaram com mais potencialidade a produção dos transportes, que eram feitos exclusivamente com produtos nacionais.

A marca se tornou reconhecida e referência nacional em fabricação de troles, charretes, carroças, carroções, jardineiras, e, até, carros fúnebres. A empresa também ganhou destaque em venda de máquinas para produção agrícola, no comércio da Casa Krahenbuhl.

Em 1913, segundo o Jornal de Piracicaba de 1970, o herdeiro João Krahenbuhl vendeu a sua parte da fábrica para seu irmão, Frederico, que possuía outra metade dos negócios e, sendo assim, tornou-se o único propretário da empresa na época.

Em 1926, Frederico faleceu. A empresa ficou sobre a responsabilidade de Catarina Ritter Krahenbuhl, esposa de Frederico. Para gestão da empresa, Catarina firma sociedade com seus genros, João Teixeira Mendes e André Ferraz Sampaio, este último teve grande contribuição para a formação da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, em 1933.

Sem código 002

André Ferraz Sampaio, déc. de 1930. Acervo: Memorial do Empreendedorismo da ACIPI

Em acordo com Teixeira Mendes e André F. Sampaio, as partes da empresa Krahenbuhl foram divididas entre: carpintaria e serralheria para Teixeira Mendes, e mecânica e comércio da Casa Krahenbuhl com André Ferraz Sampaio. Na década de 40, a fábrica Krahenbuhl foi vendida às Industrias Dedini, ficando, somente, sobre responsabilidade do empresário, André Sampaio, o comércio da Casa Krahenbuhl.

Além da participação de André Ferraz Sampaio, em 1933, no ato de fundação da ACIPI, o empresário tornou-se membro da primeira diretoria da entidade. Sampaio, também, foi presidente da associação entre 1939 e 1940.

A empresa Krahenbuhl atualmente trabalha com comércio de produtos para manutenção industrial. Em maio deste ano, a empresa completará 144 anos no mercado.

____________________

Jornal de Piracicaba, 10 de maio de 1970

Piracicaba – Noiva da Colina, 1975. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em março 31, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: