MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Ex-presidente da Acipi, Paco Munhoz faleceu no último sábado (16)

09 - Presidentes ACIPI - 1920x1080

Retrato de Francisco Munhoz. Obra feita em 1994 para compor a Galeria dos ex-presidentes da Associação.
Acervo da ACIPI

Ex-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Francisco Munhoz, mais conhecido como Paco Munhoz, faleceu no último sábado (16), aos 102 anos de idade. Munhoz esteve à frente da entidade entre os anos de 1953 e 1955. Ele foi o primeiro presidente da associação a ter mandato de dois anos.

Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, Munhoz foi um homem visionário em seu tempo, pois contribuiu, sobremaneira, para o desenvolvimento da entidade e, durante sua gestão, fez com que o quadro associativo da Acipi aumentasse 10 vezes. Munhoz também foi responsável por trazer o Corpo de Bombeiros para Piracicaba, na década de 1950.

Além de ser presidente da associação, Munhoz teve participação significativa na sociedade piracicabana, sendo presidente do Rotary Club de Piracicaba – Cidade Alta, provedor da Santa Casa de Piracicaba e diretor da Cipatel, companhia telefônica fundada em Piracicaba com apoio da Acipi, e participando por vários anos da diretoria da entidade. Também, se destacou pelo seu dinamismo e pelas suas ideias, que o acompanharam por toda sua vida”, disse.

Nascido em setembro de 1911, Munhoz foi comerciante e proprietário da Casa Munhoz. Depois, partiu para o ramo industrial, criando, junto a outros empresários da cidade, a Rações Ceres. Após deixar a presidência da entidade, seu lugar foi ocupado pelo empresário Eduardo Fernandes Filho. Quando iniciou seu mandato, em 1953, a entidade possuía 70 empresas associadas. Ao término da sua gestão, em 1955, eram 700.

Francisco Munhoz foi homenageado pela Acipi, em razão dos seus 80 anos, em abril, quando houve o lançamento de selo comemorativo. Na oportunidade, ele participou de um vídeo em que simulava a época em que esteve à frente da entidade. Em julho, também foi homenageado em sessão solene que comemorou o aniversário da associação.

Homenagem

O ex-presidente da Acipi, Paco Munhoz, foi homenageado pela entidade em abril de 2013. Na imagem, está entre seu filho, Francisco Munhoz Filho, e o atual presidente da Acipi, Angelo Frias Neto.
Acervo da ACIPI

O ex-presidente era viúvo de Consuelo de Carvalho Munhoz e deixou os filhos Aylza Maria Munhoz, Francisco Munhoz Filho e Silvia Munhoz Antunes, além de cinco netos e quatro bisnetos. Seu corpo foi sepultado ontem (17), no Cemitério da Saudade.

Fonte:

ACIPI – Desde 1933 participando do desenvolvimento de Piracicaba. Angela M. F. Nolasco, 2005.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em novembro 18, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: