MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Presidente Telmo Otero

Lucas Magioli
Historiador
Cód. 483

Telmo Otero em jantar de comemoração aos 50 anos da ACIPI, 1983.
Acervo ACIPI

De 1977 a 1991, a ACIPI foi presidida pelo empresário Telmo Otero (1926 – 2006). Telmo foi o presidente da entidade que mais tempo esteve à frente da associação, com 14 anos de dedicação.

Na sua passagem pela presidência da ACIPI, muitos foram os fatos que marcaram a sua gestão, como: a criação da Revista da ACIPI, a cobrança junto ao governo municipal em razão de explicações sobre o imposto predial ilegal, protesto contra a falta de vagas para carros no Centro da cidade, 1° Seminário de Apoio a Exportação, campanhas de vendas no comércio e o programa “Contribuinte do Futuro”, implantação do sistema de informática na entidade – beneficiando as consultas do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entre outros serviços. Porém, o projeto que teve maior efeito e que, até os dias atuais, pode ser considerado como a grande conquista da associação, foi a inauguração da sede própria na Rua do Rosário, em 1991.

A construção da sede da entidade foi uma obra que começou a ser idealizada por presidentes anteriores a Telmo, mas que, enfim, foi colocada em execução somente em sua gestão, conforme já abordado no post: Projeto na década de 70 já previa ACIPI na rua do Rosário.

Proprietário da Casa Triângulo – comércio de materiais para construção, fundada em 1950, Telmo Otero utilizou de sua condição privilegiada enquanto presidente da associação para ressaltar o papel do sócio e de sua função contribuinte na entidade: “Como presidente, estarei sempre liderando, mas nunca me esquecerei de que sou apenas um sócio e que fui escolhido para desempenhar uma tarefa de grande responsabilidade”, disse o ex-presidente em uma declaração a primeira publicação da Revista da ACIPI, em 1978.

SONY DSC

Homenagem da ACIPI a Telmo Otero.
Fotografia: Bruno Bianchim Martim, 2013
Acervo ACIPI

Os trabalhos realizados por Telmo Otero diante da presidência da entidade rendeu, ao empreendedor, homenagens significativas enquanto ainda vivo. O edifício principal da associação tem como patrono “Telmo Otero”, o qual recebe, também, na entrada da entidade, um busto em reconhecimento aos serviços prestados pelo antigo presidente.

______________

Fonte:

Revista da ACIPI – 1ª edição, 1978;

Angela Furlan Nolasco: ACIPI – Desde 1933 participando do desenvolvimento de Piracicaba, 2005.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em novembro 11, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: