MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

João Bottene e a Mausa S.A.

Lucas Magioli
Historiador

A fundação da Mausa (Metalúrgica de Acessórios para Usinas S.A.) tornou-se uma recompensa aos trabalhos realizados ao longo da história por um dos seus fundadores, João Bottene.

1o. barco de Piracicaba - 1929

Barco criado pela família Bottene, 1929
Coleção M.H.P. “Prudente de Moraes”

Bottene era filho de imigrantes italianos e nasceu em Piracicaba no dia 5 de maio de 1902. Assim como menciona Cecílio Elias Netto, tornou-se “o gênio da mecânica”1.

Antes da fundação da Mausa, em 1948, na rua Santa Cruz, Bottene criou e participou de diversos empreendimentos em Piracicaba, a fim de contribuir para o desenvolvimento do município.

A história da família Bottene no empreendedorismo iniciou com a fundação da empresa “Bottene & Filhos”, pelo pai de João, Pietro Bottene, abrasileirado para Pedro Bottene, no fim do século XIX. A empresa era especializada na construção de “charretes, troleys, além de fabricar parafusos, enxadas, com a marca “Estrela”, como destaca novamente Cecílio Netto2.

Com o desenvolvimento da cidade de Piracicaba e com o avanço nos meios de escoamento das mercadorias produzidas na região, primeiro com a navegação fluvial em 1866 e, anos depois, com a chegada da primeira estação ferroviária, a estação Ituana em 1877, a empresa da família Bottene começou a ganhar destaque na região no início do século XX, oferecendo assistência na construção dos barcos e na manutenção aos trens que chegavam ao município. Os primeiros automóveis em Piracicaba chegaram durante a década de 20 do século XX e, assim como os barcos e os trens, a oficina da família Bottene também oferecia assistência e manutenção aos carros motorizados.3

Entre o intervalo do período em que surge a primeira empresa da família Bottene e a fundação da Mausa, João Bottene trabalhou para Pedro Morganti, proprietário da Refinadora Paulista e da Usina Monte Alegre, no fim da década de 304. Lá, na Usina do Monte Alegre, João Bottene vai construir o que Cecílio Netto nomenclatura como “o grande feito”, tratando-se da construção da primeira locomotiva a vapor do Brasil, batizada pelo criador como “Fúlvio Morganti”. Ainda neste período, Bottene foi, junto com Pedro Morganti, um dos idealizadores do Aeroporto e Aero Clube em Piracicaba e, além disso, desenvolveu e testou o primeiro carro e avião movido a álcool no país.

?

Fábrica da Mausa na rua Santa Cruz, s.d.
Acervo Mausa S.A.

O objetivo dos fundadores da Mausa, segundo Cecílio Netto, foi construir centrífugas para açúcar e filtros rotativos a vácuo5. João Bottene e Romeu de Souza Carvalho, ex-engenheiro químico da Usina Monte Alegre, fundaram a empresa nesse período e com esse contexto.

João Bottene faleceu em 1954 e com o surgimento do Distrito Industrial Unileste, em 1976, a Mausa se transfere para o distrito, com a finalidade de expandidir sua produção. Hoje, a empresa possui uma área total de 45,8 mil m²6.

________________________

1 NETTO, Cecílio Elias. João Bottene, o gênio da mecânica – Almanaque 2002-2003: Memoria de Piracicaba, fascículo 12. IHGP (Instituto Histórico e Gegráfico de Piracicaba), p.263

2 Idem

3 Idem p.265

4 NETTO, Cecílio Elias. João Bottene, o gênio da mecânica II – Almanaque 2002-2003: Memoria de Piracicaba, fascículo 13. IHGP (Instituto Histórico e Gegráfico de Piracicaba), p.288

5 Idem p.290

Anúncios

Um comentário em “João Bottene e a Mausa S.A.

  1. Pingback: Zayra Bottene, primeira aviadora de Piracicaba | MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em outubro 21, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: