MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Shopping Center Piracicaba

Lucas Magioli
Historiador

O Shopping Center Piracicaba foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1987, após ser realizado por uma parceria entre o Grupo Dedini e a Construtora Romeu Chap Chap.

Na data de inauguração do Shopping, o Jornal de Piracicaba classificou o novo ambiente comercial e de lazer entre “os mais modernos padrões de construção internacional”, criando uma nova perspectiva de urbanismo defendida pela construtora responsável pela obra na cidade.

Segundo a Romeu Chap Chap, o Shopping foi criado de acordo com a modernidade encontrada nas áreas de comércio em espaços desse tipo, que envolvem: segurança, estacionamento, lazer, alimentação, e, além de tudo, pôde “reviver a história do centro da cidade”, destacava, à época.

A construtora entendia, conforme mencionado no Jornal daquele dia, que: “cada cidade, cada região, cada lugar tem um shopping ideal para si” e, dessa forma, a modernidade e a história, no conceito fundamentado por ela, era o que melhor representava o povo piracicabano. “Tudo deve adaptar-se as peculiaridades de quem irá frequenta-lo”, destacou o Jornal de Piracicaba.

Para o Shopping poder contemplar todos os aspectos mencionados acima, foi elaborado com destaque: ”Grandes jardins descobertos, ao ar livre, dentro do Shopping. Verdadeiras praças. Com bancos, árvores, jardins e tudo mais. Um lugar para dar ao usuário uma agradável sensação de espaço. Um lugar com iluminação natural”. O Jornal de Piracicaba ainda conclui que a construtora “optou-se por corredores amplos e de circulação planejada – verdadeiros calçadões comerciais”.

_MG_5914

Shopping Center Piracicaba, 2012.
Foto: Christiano Diehl
Acervo: ACIPI

Ao longo dos mais de 25 anos do Shopping Center Piracicaba, a cidade de Piracicaba foi se desenvolvendo e, alinhado a esse progresso, o Shopping foi perdendo as suas características iniciais. As praças ao ar livre já não existem mais, escadas rolantes e um segundo andar foram construídos descaracterizando o espaço totalmente horizontal. Recentemente, o Shopping Center Piracicaba iniciou a maior reforma desde a sua concepção no final dos anos 1980, onde pretende expandir as suas instalações em mais de 16.000 metros quadrados.

_______________________________

Fonte:

Jornal de Piracicaba, 22 de outubro de 1987

Shopping Center Piracicaba: http://www.shoppingpiracicaba.com.br/expansao/index.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em outubro 7, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: