MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Shopping Center

Lucas Magioli
Historiador

Na primeira edição da Revista da ACIPI, lançada em março de 1978, foi divulgado um artigo entitulado: “Shopping Centers: futuro inevitável do comercio lojista?”, sem a identificação de autoria.

Para o autor do artigo, as dificuldades nos centro comerciais começaram a surgir a partir da criação do veículo automotivo, que, por sua vez, facilitou a mobilidade individualizada e prática. Com o processo de industrialização automotiva no país a partir dos anos 50 e 60, por meio do governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), a quantidade de importação de veículos foi sendo reduzida e a facilidade de aquisição do povo brasileiro pelo produto interno cresceu, o que refletiu na grande quantidade de carros nos centros urbanos, antigos e despreparados, e com a falta de estacionamentos para os consumidores. Diante disso, o estacionamento foi recurso fundamental na valorização dos Shopping Centers.

Outro sentido interessante citado no artigo, e que possivelmente tornaria uma das razões necessárias para a construção de um Shopping com o intuito de solucionar o caos dos centros das cidades, foi o pensamento de que com a agilidade dos carros as regiões mais distantes nas cidades poderiam ser acessíveis, demonstrando que os polos comerciais não haviam exclusiva necessidade de se localizar no comércio central. 

iguatemi-1966_grande

Shopping Iguatemi de São Paulo: primeiro Shopping da cidade, lançado em 1966. Imagem da década de 70.

“A tendência é que os Shoppings sejam afastados dos Centros, para fugir dos problemas de trânsito, poluição e outros”, declarou um dos diretores da Associação Brasileira de Shopping Centers, personalidade que também não foi identificada no artigo.

A praticidade para as compras nos Shoppings eram tantas, segundo o artigo, que isso contribuiu até mesmo na mudança das vestimentas escolhidas pelos consumidores que visitavam os locais. Destaque especial para as roupas femininas mais confortáveis: “A mulher não queria mais se vestir formalmente para ir ao Centro da cidade, ela começou a se vestir de uma forma mais esportiva. E esse problema também contribuiu em muito de uma moderna tecnologia de urbanismo e de serviços, iniciada nos Estados Unidos”.

Em Piracicaba, o Shopping Center foi inaugurado em 22 de outubro de 1987. A inauguração do inédito centro comercial na cidade foi executada pelo Grupo Dedini e pela construtora Romeu Chap Chap.

Fonte:

Revista da ACIPI nº 01 – Março de 1978 – Ano 1

Imagem:

http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1960.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 30, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: