MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Tatuzinho S.A.: história ligada ao desenvolvimento da cidade

Lucas Magioli
Historiador

As pessoas que visitarem o Memorial do Empreendedorismo da ACIPI poderão conhecer histórias de diversos personagens, empreendimentos e fatos relevantes que, de certa forma, contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

A empresa D’Abronzo Sociedade Anônima, responsável pela fabricação da aguardente mais famosa no Brasil para muitos piracicabanos, foi uma empresa que honrou as tradições da cidade, levando o nome de nosso município para grande parte do Brasil e, até mesmo, para o exterior. A D’Abronzo S.A. foi fundada em 1909 pelo imigrante italiano Paschoal D’Abronzo.

No início das atividades, a indústria de Paschoal produzia apenas “xaropes, licores, refrigerantes e vinhos”, como mencionam Guilherme Vitti e Leandro Guerrini no livro “Piracicaba – Noiva da Colina”. Após o ano de 1948, a empresa se especializou na fabricação da aguardente, que desde então criou o seu principal produto: a caninha Tatuzinho.

amaior

Fabrica de Bebidas Tatuzinho S.A.
Acervo da Família D’ Abronzo

De 1909 a 1967, quando a empresa ainda pertencia a família D’Abronzo, a indústria atingiu o auge do seu sucesso, com estratégias de marketing arrojadas. A Tatuzinho passou a apoiar programas de auditórios nas rádios e a divulgar sua marca na imprensa escrita e televisionada, como é possível visualizar em comercial veiculado pelas TVs Tupi e Record: Comercial Tatuzinho

10 - Tatuzinho. Imagem da internet

Rótulo da Caninha Tatuzinho
Acervo Família D’ Abronzo

“Sem qualquer demérito à anterior denominação, representativa de um patrimônio dos mais ilustres e a cujos membros deve a empresa a situação de realce a que chegou e, inclusive, a sua própria fundação, mas que representa uma despersonalização necessária aos desenvolvimentos dos negócios.”

Com mais de 30 anos de atividades, após a renomeação da empresa, o portal “A Província” menciona que a indústria Tatuzinho S.A. foi desativada em 1995.

________________________________________

Fontes:

Piracicaba – Noiva da Colina, Guilherme Vitti e Leandro Guerrini. 1975

A Provincia: http://www.aprovincia.com.br/memorial-piracicaba/nossas-empresas/tatuzinho-a-marca-que-construiu-o-imperio-da-familia-d%C2%B4abronzo/

ERJ Comunicações: http://www.erjcomunicacoes.com.br/se/?p=1104

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 23, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: