MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Telefônica Piracicaba S.A.

Lucas Magioli
Historiador

Desde a fundação da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, em 1933, a entidade participa e contribui para as melhorias, em amplo aspecto, da cidade de Piracicaba. Registros apontam a participação da entidade nas cobranças dos investimentos público nos setores de transporte, segurança e, até, saneamento básico.

telefônica s.a.

Jornal de Piracicaba, 26 de janeiro de 1969

O livro “Piracicaba – Noiva da Colina”, de Guilherme Vitti e Leandro Guerrini, demonstra a preocupação dos piracicabanos com o sistema de telefonia da cidade, durante os anos 50. Vitti e Guerrini definem a situação como um “sério entrave ao desenvolvimento econômico-industrial do município”.

Em uma ata de reunião da ACIPI, datada em 11 de novembro de 1952, Laymert Garcia informa que “promoveu entendimentos com a Cia. Ericson do Brasil, para a organização de uma Companhia Municipal para a exploração dos serviços telefônicos automáticos nessa cidade”.

Os diálogos, entre a entidade e a empresa, foram avançando, até que, no dia 24 de março de 1953, o presidente Laymert Garcia comunica aos diretores da ACIPI: “deverão chegar a esta cidade, um engenheiro técnico da Secretaria da Viação e um Diretor da Companhia Ericson do Brasil, para tratar de assuntos relacionados com a projetada reforma dos serviços telefônicos desta cidade, ficando deliberado que esta diretoria hospedará os visitantes oferecendo lhe um almoço no Hotel Central”. Poucos dias depois as tentativas apresentaram resultados.

Em 19 de maio, Laymert Garcia informa aos diretores da entidade que “estava seguramente informado que a Prefeitura Municipal afinal resolvera o problema da publicação do Edital abrindo concorrência para concessão dos serviços telefônicos neste município”. E o ex-presidente finaliza: “Tal comunicação foi recebida com indiscutível agrado por todos presentes, pois, afinal, se concretizava um longo e penoso trabalho desta associação”.

Laymert Garcia, após encerrar a sua atuação na presidência da ACIPI, tornou-se integrante da diretoria da Companhia de Telefônica de Piracicaba S.A.

__________________________________________________

Fonte:

Acervo da ACIPI – Ata nº 12

Jornal de Piracicaba, 26 de janeiro de 1969.

Piracicaba – Noiva da Colina. Guilherme Vitti e Leandro Guerrini, 1975. Editora Aloisi

Anúncios

Um comentário em “Telefônica Piracicaba S.A.

  1. Pingback: Ex-presidente da Acipi, Paco Munhoz faleceu no último sábado (16) | MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 16, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: