MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

Rua do Comércio, por João Chiarini

Lucas Magioli
Historiador

No dia 1º de março de 1978, a ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba lançou a sua primeira revista. A publicação era bimestral e abordava diversos assuntos, como: negócios, comércio, indústria, história, social e entre outros.

Uma publicação de destaque, da Revista Acipi, foi lançada em junho de 1979 quando um artigo escrito por uma das principais personalidades da história da cidade foi vinculada entre os associados. A Revista da Acipi recebeu a colaboração do especialista em folclore e cultura popular, professor João Chiarini.

revista ACIPI

Revista da ACIPI, 1979
Acervo: ACIPI

Chiarini que, também, tornou-se político, jornalista, e advogado, escolheu a rua Governador Pedro de Toledo como tema para tratar na revista, que ainda hoje está preservada e faz parte do acervo da Associação.

A principal rua comercial da cidade até os dias atuais, não por acaso, foi identificada desde o começo do século XIX como Rua do Comércio, em função da sua principal atividade. As ruas da cidade recebiam identificações de acordo com as suas características, e com a “Governador”, como atualmente é abreviadamente identificada pelos piracicabanos, não foi diferente. No período, a rua era a via que recebia e concentrava o maior número de lojas na cidade, como: Padaria Azzi, O Vesúvio, Carpintaria Colombo, Relojoaria Gatti, Alfaiataria Scaranari, Casa Falanghe.

O professor Chiarini, também cita na revista outros comércios de destaque: “Na rua do Comércio achavam-se as casas mais importantes: Dois Martelos, Duas Ancoras, Casa Krahenbuhl, Elias Daibes e Irmãos, Casa Vicente Rando, Loja do Sol, A Porta Larga e Foto Bischoff”. Na década de 30, a “zona comercial iniciava-se a partir da rua Moraes Barros (antiga rua Direita) até o encontro do Largo do Mercado (em frente ao Mercado Municipal)”, afirmou.

A Rua do Comércio, que ainda foi chamada de rua João Pessoa, e, a partir de 1935, nomeada pelos estudantes da Escola Agrícola como rua Governador Pedro de Toledo, homenagem alusiva ao governador do Estado de São Paulo e um dos lideres na Revolução Constitucionalista em 1932, contou com grande contribuição dos imigrantes para a formação e intensificação do comércio na área, especialmente a partir do final do século XIX.

058

Rua do Comércio, s.d.
Acervo: Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba

O acervo do Memorial do Empreendedorismo da ACIPI possui diversos volumes das revistas e dos Informativos produzidos pela entidade ao longo do tempo. Agende uma visita! 

____________________________________

Fonte:

Revista da ACIPI – Edição nº 07. Junho de 1979 – Ano II

Maria C. T. Mendes Torres. Piracicaba no Século XIX – Equilibrio Editora, 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em agosto 19, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: