MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Associação Comercial e Industrial de Piracicaba www.acipi.com.br

1968, ACIPI 35 anos

Lucas Magioli
Historiador

No dia 9 de julho, a ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) comemorou 80 anos de atividades. O acervo do Memorial do Empreendedorismo da ACIPI, que possui imagens e documentos históricos relacionados à entidade, como também sobre Piracicaba, resgatou dos seus arquivos uma comemoração de aniversário da associação, que, coincidentimente, marcou tragicamente a história do município.Antecipando a data oficial, no dia 7 de julho de 1968, a ACIPI preparava uma festa  aos 35 anos de serviços da entidade. Porém, este dia ficou registrado na história, com o falecimento de uma das principais figuras políticas que Piracicaba possuiu, o ex-prefeito e comendador, Luciano Guidotti.

Guidotti foi comerciante na cidade, tornou-se prefeito e foi consagrado na carreira pública como o principal modernista de Piracicaba, durante os governos de 1956 a 1959, e de 1964 a 1968. No setor público, o comendador foi responsável por finalizar a canalização do córrego do Itapeva e construir sobre o extinto córrego, uma das principais vias da cidade, a Avenida Armando Salles de Oliveira.

Também, finalizou a construção do estádio Municipal “Barão de Serra Negra”, e, ainda, organizou um mutirão de pavimentações em diversas ruas da cidade. Os projetos de Luciano Guidotti, segundo o Jornal de Piracicaba, publicado no dia 9 de julho de 1968, foram responsáveis por “um surto de progresso nunca antes alcançado”.

A diretoria da ACIPI, associados e personalidades da cidade, estavam reunidos no antigo Jardim da Cerveja, onde ocorreriam as comemorações e as atrações referentes aos 35 anos da entidade. Certo que, essas comemorações não chegaram ao fim, e diante da relevância da tragédia, ficou registrado em ata da entidade, no dia 16 de agosto de 1968, que devido a “surpresa do lamentável acontecimento que vitimou o Comendador Luciano Guidotti” tornou-se “consequente suspensão daquela festa”.

Digitalizar0037

Velório do Comendador Luciano Guidotti, 1968. Acervo: Câmara dos Vereadores de Piracicaba.

_________________________________

Fonte:

Jornal de Piracicaba, 09 de julho de 1968

Acervo ACIPI

Anúncios

3 comentários em “1968, ACIPI 35 anos

  1. sandra
    agosto 6, 2013

    Gostei muito de conhecer o Memorial da ACIPI…

  2. Pingback: Estádio Municipal “Barão de Serra Negra” | MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

  3. Pingback: O cenário econômico de Piracicaba em 1958 | MEMORIAL DO EMPREENDEDORISMO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em agosto 5, 2013 por .

Navegação

%d blogueiros gostam disto: